Voando nas asas da honra: Celebre o Dia do Aviador do Exército Brasileiro!

Voando nas asas da honra: Celebre o Dia do Aviador do Exército Brasileiro!
Créditos: SGT. Johnson/FAB

O Dia do Aviador do Exército Brasileiro é uma data que homenageia os militares que se dedicam à arte de voar e servir à Pátria. Neste dia, celebramos o nascimento de um dos pioneiros da aviação militar no Brasil: o Capitão Ricardo João Kirk.

Kirk foi um oficial do Exército que se destacou por sua bravura, inteligência e espírito aventureiro. Ele foi o primeiro brasileiro a obter o brevê de piloto na França, em 1913, e também o primeiro a realizar um voo militar no Brasil, em 1914.

Kirk nasceu em 23 de março de 1874, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Aos 17 anos, ingressou como voluntário no 10º Batalhão de Infantaria e logo depois entrou na Escola Militar da Praia Vermelha. Em 1894, foi promovido a alferes por bravura e bons serviços prestados à República durante a Revolta da Armada.

Em 1908, Kirk foi transferido para o Parque de Aerostação do Exército, em Realengo (RJ), onde começou a se interessar pela aerostação e pela aviação. Ele estudou técnicas aeronáuticas no Observatório Astronômico do Rio de Janeiro e realizou seu primeiro voo em um balão cativo em 1910.

Em 1912, Kirk viajou à França para fazer um curso de pilotagem na Escola Farman. Lá ele conheceu Santos Dumont, o Pai da Aviação, que lhe ofereceu apoio e incentivo. Em 1913, Kirk recebeu seu brevê de piloto número 1.072 da Federação Aeronáutica Internacional.

De volta ao Brasil, Kirk trouxe consigo um avião Farman MF-7 biplano que batizou de “Brasil”. Com ele, realizou diversos voos experimentais e demonstrativos pelo país. Em 18 de janeiro de 1914, ele fez história ao realizar o primeiro voo militar no Brasil: ele decolou do Campo dos Afonsos (RJ) com destino ao Forte Marechal Hermes (ES), levando consigo uma mensagem do Ministro da Guerra ao Comandante Militar daquele estado.

Kirk continuou sua carreira na aviação militar até sua morte prematura em 13 de agosto de 1915. Ele sofreu um acidente fatal quando tentava decolar com seu avião “Brasil” do Campo dos Afonsos para participar das comemorações pelo Dia do Soldado.

Kirk deixou um legado de coragem e pioneirismo para as gerações futuras de aviadores militares brasileiros. Em sua homenagem, o Exército Brasileiro instituiu o Dia do Aviador do Exército em 23 de março e escolheu Kirk como seu patrono.

Neste dia especial, parabenizamos todos os aviadores do Exército Brasileiro pelo seu profissionalismo e dedicação à defesa da soberania nacional.

Comentários

Para comentar e visualizar os comentários é necessário estar logado ou criar conta.