Qual a origem do termo Coronel?

Qual a origem do termo General

O termo Coronel é usado para designar uma patente militar de alto escalão em vários países do mundo, mas você sabe qual é a sua origem? Neste postagem no blog, vamos explorar a história e o significado dessa palavra que tem raízes no latim e na Itália.

Segundo os resultados da pesquisa , o termo “coronel” deriva do Latim “columnella”, significando “pequena coluna”. No entanto, nunca foi usado como patente nos exércitos do Império Romano. Para designar um posto militar, o termo surgiu no final do século XVI, na Itália, onde se referia ao oficial encarregado de uma “coluna”, no sentido de uma força militar composta por várias companhias.

O termo se espalhou pela Europa e foi adotado por vários países com algumas variações na grafia e na pronúncia. Por exemplo, em francês se diz “colonel”, em inglês se diz “colonel” mas se pronuncia “kernel”, em espanhol se diz “coronel” e em português também.

No Brasil, o termo coronel também tem uma conotação política e social que remonta ao período da República Velha (1889-1930). Nessa época, os coronéis eram os fazendeiros que controlavam os votos dos seus empregados e dependentes, através do chamado voto de cabresto. Eles exerciam grande influência nas eleições e na política local e regional .

Hoje em dia, o termo coronel ainda é usado para designar a patente militar imediatamente inferior à de general. O coronel comanda um regimento ou um grupo de batalhões. Ele também pode ocupar cargos administrativos ou estratégicos nas Forças Armadas.

Esperamos que este postagem no blog tenha sido útil para você entender melhor a origem e o significado do termo coronel. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo. Obrigado por ler!