Qual a origem da palavra Sargento?

Qual a origem do termo sargento?

O termo sargento é usado para designar um grupo de patentes nas forças armadas e em algumas forças de segurança. Mas qual é a origem dessa palavra?

Segundo o Dicionário Etimológico, o termo sargento deriva do latim servientes, que significa “auxiliar”. Essa palavra originou os serventes de campo, de armas, de escudeiros e de cavaleiros, que eram os assistentes dos oficiais nas batalhas.

A graduação de sargento existe no Brasil desde 1500 , quando os portugueses trouxeram o seu sistema militar para a colônia. Com a eliminação da graduação de furriel, surgiram as graduações de terceiro-sargento, segundo-sargento e primeiro-sargento.

Um dos sargentos mais famosos da história do Brasil foi o sargento Max Wolf Filho, que lutou na Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Ele morreu em combate na Itália, em 1945, após liderar um ataque contra uma posição alemã.

Em Portugal, a categoria de sargentos foi criada em 1911, após a implantação da República. Antes disso, os sargentos eram considerados praças graduadas. Atualmente, existem seis postos de sargento nas forças armadas portuguesas: segundo-sargento, primeiro-sargento, sargento-chefe, sargento-ajudante, sargento-mor e sargento-mor do exército.

O termo sargento também é usado em outros países e línguas, com variações na grafia e na pronúncia. Por exemplo: sergeant em inglês e francês; sergente em italiano; Sargeant em alemão; yüzbaşı em turco; etc.

O termo sargento reflete a importância dessa função nas organizações militares e policiais. Os sargentos são responsáveis por comandar pequenas unidades operacionais, instruir e orientar os subordinados, executar tarefas técnicas e administrativas e assessorar os oficiais superiores.