Soldado e Campeão: Zagallo Imortalizado no 1º Batalhão de Polícia do Exército

Soldado e Campeão: Zagallo Imortalizado no 1º Batalhão de Polícia do Exército
Foto: 1º BPE – Exército Brasileiro

O 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE) rendeu as devidas homenagens a um eterno membro, Mário Jorge Lobo Zagallo. Em 1950, o jovem Soldado Zagallo servia no Exército e esteve presente na final da Copa do Mundo no Maracanã, integrando a equipe da Polícia do Exército que estava no estádio.

Além daquela final que testemunhou como soldado, Zagallo participou de outras cinco. Conquistou os títulos de campeão em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 como técnico, em 1994 como coordenador técnico e foi vice-campeão em 1998, novamente como técnico. Zagallo é o único atleta tetracampeão mundial de futebol.

Ao longo de sua vida, ele expressou seu afeto pelo Exército, autografando uma réplica da camisa da Seleção Brasileira, que agora está em exibição no Batalhão de Polícia onde serviu na juventude, eternizando sua passagem pela instituição. Zagallo também participou de várias solenidades ao longo dos anos no 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro.

O Velho Lobo, como era carinhosamente chamado, faleceu aos 92 anos no último dia 5, devido à falência múltipla dos órgãos. Seu sepultamento ocorreu no cemitério São João Baptista, em Botafogo, onde os militares do 1º BPE renderam as devidas honras fúnebres, reconhecendo os serviços prestados por Zagallo durante seu período como soldado em 1950 e tudo o que ele fez pelo Brasil e pelo esporte nacional.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército