Parceria Estratégica: Brasil e Estados Unidos Iniciam Projeto de Inovação em Munição de Morteiro 120 mm

Parceria Estratégica: Brasil e Estados Unidos Iniciam Projeto de Inovação em Munição de Morteiro 120 mm
Foto: CTEx

As equipes técnicas do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América recentemente se reuniram para inaugurar as atividades executivas do Acordo de Projeto PA-A-23-0001. Este acordo tem como objetivo principal a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a produção de munições de morteiro 120 mm de alcance estendido.

O projeto abrange a concepção de uma munição inovadora, incorporando tecnologias avançadas, tais como formulações energéticas de baixa sensibilidade para propelentes e explosivos, novos conceitos de geometria do corpo da granada para otimização da performance balística, além de inovações em motores de propulsão adicional e tubeiras de exaustão, entre outros aspectos. O propósito primordial é alcançar maiores alcances operacionais, reduzir os custos de produção futura e, acima de tudo, estabelecer capacidades de interoperabilidade entre os usuários.

A reunião congregou representantes de organizações militares especializadas em ciência e tecnologia de materiais bélicos, bem como membros da Base Nacional de Defesa. Durante o encontro, foram delineadas as diretrizes para os quatro primeiros anos do projeto, as quais foram acordadas com os representantes do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos Estados Unidos. Como marco significativo, o Plano Inicial de Gestão das Ações Técnicas (Project Management Plan) foi formalmente assinado pelos representantes de ambas as nações.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército