Operação Ágata Fronteira Oeste II: Três Semanas de Combate Intenso e Resultados Expressivos na Fronteira Brasileira

Operação Ágata Fronteira Oeste II: Três Semanas de Combate Intenso e Resultados Expressivos na Fronteira Brasileira
Foto: MD

Campo Grande (MS) – A Operação Ágata Fronteira Oeste II atinge sua terceira semana, registrando mais de 750 ações nas áreas de fronteira dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. O contínuo esforço das tropas do Comando Operacional Oeste e dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização tem produzido resultados positivos.

Durante o período, foram confiscados cerca de 17 milhões de reais em substâncias entorpecentes, mais de 6 milhões de reais em contrabando e descaminho, aproximadamente 4 milhões de reais em cigarros e outras mercadorias ilegais, totalizando um prejuízo superior a 28 milhões de reais para o crime organizado.

É importante destacar que todas as operações são conduzidas por meio de uma ação conjunta e integrada das Forças Armadas em colaboração com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Secretarias de Segurança Pública, Polícias Civis, Polícias Militares e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas dos três Estados.

O Comando Operacional Oeste tem como principais missões intensificar as atividades nos Postos de Bloqueio de Estrada e Fluvial, realizar Patrulhamento Mecanizado e Motorizado, manter Postos de Segurança Estáticos e controlar o Tráfego Aéreo. As operações são executadas pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com a participação ativa das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais, e estão programadas para continuar até maio de 2024.”

Fonte: Comando Militar do Oeste