História da Polícia Militar do Paraná: Conheça os Bastidores, Mistérios e Heróis – Livro Impactante com Lançamento Exclusivo!

Foto: Reprodução

O livro “Polícia Militar do Paraná – Origem e Evolução – 1854-1917 – Vol. I”, de autoria dos oficiais Valter Ribeiro da Silva e Daniel Gonçalves Conde, foi lançado em 3 de agosto de 2023 no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná.

A publicação é resultado de uma minuciosa pesquisa histórico-documental em acervos e proporciona uma releitura da trajetória da Polícia Militar do Paraná desde seus primórdios na época provincial.

Abrangendo uma análise dos sistemas policiais ocidentais que influenciaram sua criação, o livro explora aspectos como o primeiro estatuto, efetivo, treinamento, fardamento, armamentos, técnicas, remuneração e a estrutura da Corporação.

Os elementos históricos são contextualizados com dados, fatos e personagens da época, aliados a registros, testemunhos e ilustrações da época, criando uma linha do tempo que mergulha o leitor nas origens e desenvolvimento da Polícia Militar do Paraná.

Segundo o autor Valter Ribeiro da Silva, um dos objetivos da obra é esclarecer a origem da Polícia Militar do Paraná, que tem suas raízes na gendarmeria francesa, e mostrar sua evolução desde os primeiros destacamentos.

A obra revela que a Polícia Militar foi a primeira instituição criada no Paraná, com a edição da Lei nº 7 de 10 de agosto de 1854.

Todas as afirmações são embasadas em fontes de consulta qualificadas e arquivos históricos relevantes, como relatórios oficiais, livros, jornais de época, artigos científicos e registros fotográficos antigos.

O livro também utiliza leis aprovadas pelos deputados estaduais e relatórios apresentados à Assembleia Legislativa pelos presidentes e governadores da Província como fontes basilares para a pesquisa.

Além disso, conta com trechos de debates entre os parlamentares estaduais, especialmente no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Força Policial.

O presidente da Associação dos Oficiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, prefacia a obra.

O livro traz farto material para historiadores e pesquisadores, situando a evolução da Polícia Militar no contexto da emancipação política do Paraná e do período provincial. Além disso, explora os primeiros símbolos do Estado, como a bandeira e o brasão, que datam de 1892 e 1902, respectivamente.

O segundo volume, que está em desenvolvimento pelos mesmos autores, abrangerá o período de 1918 até a atualidade, completando assim a história da PMPR.

Valter Ribeiro da Silva possui 26 anos de experiência na PMPR, é graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999), bacharel em direito e pós-graduado em gestão pública.

O Major Ribeiro da Silva também concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em nível de mestrado profissional (2019) e desempenhou diversas funções relevantes ao longo de sua carreira, incluindo o comando da 2ª CIA do 12º Batalhão de Polícia Militar, a assessoria militar no Tribunal de Justiça do Paraná e o serviço na Corregedoria da PMPR. Atualmente, ele é chefe da Consultoria Jurídica da Corporação.

Já o 1º Tenente Daniel Gonçalves Conde, também oficial da Polícia Militar do Paraná, é graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (2016), onde atua como instrutor.

Ele é bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduado em gestão pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O Tenente Conde serviu no 15º Batalhão de Polícia Militar e atualmente é comandante das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 12ºBatalhão de Polícia Militar.

A obra é um marco importante na história da Polícia Militar do Paraná e um recurso valioso para todos que buscam a compreensão e valorização do papel dessa instituição tão relevante para a segurança e a sociedade paranaense.

Fonte: IBSP