Lição 1, Tópico 1
Em andamento

Biografia do compositor do hino, Francisco Manuel da Silva

Tonny maio 29, 2024

Francisco Manuel da Silva foi um maestro, compositor e professor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1795. Ele é mais conhecido por ter composto a melodia do Hino Nacional Brasileiro, em 1831, para celebrar a abdicação de Dom Pedro I. A letra do hino só foi escrita em 1909, por Joaquim Osório Duque Estrada.

Francisco Manuel da Silva começou a estudar música com o padre José Maurício Nunes Garcia, um dos maiores compositores brasileiros do século XIX. Ele também foi aluno de Sigismund von Neukomm, um músico austríaco que visitou o Brasil. Ele tocou vários instrumentos, como violino, violoncelo, piano e órgão, e participou da orquestra da Capela Real e Imperial, onde chegou a ser mestre compositor.

Além de compor música sacra, modinhas e lundus, Francisco Manuel da Silva também fundou e dirigiu diversas instituições musicais, como a Imperial Academia de Música e Ópera Nacional, a Sociedade de Beneficência Musical, o Conservatório de Música e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele recebeu as condecorações da Ordem da Rosa e da Ordem de Cristo, e foi nomeado patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Música.

Francisco Manuel da Silva morreu no Rio de Janeiro em 1865, aos 70 anos, deixando um legado de obras e ensinamentos para a música brasileira. Ele é considerado um dos principais representantes do período musical conhecido como Brasil-Império.