Quem é o General Walter Braga Netto?

Quem é o General Braga Netto?
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O General Walter Souza Braga Netto é um militar da reserva e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Ele é candidato à Vice-Presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 .

Braga Netto nasceu em Belo Horizonte em 11 de março de 1957 e ingressou no Exército em 1975. Ele atuou em diversas unidades militares no Rio de Janeiro até 2004, quando comandou o 1º Regimento de Carros de Combate. Em seguida, ocupou cargos de comando e chefia em Brasília, Campo Grande e Porto Alegre. Em 2009, foi promovido a general.

Em 2018, Braga Netto foi nomeado interventor federal na segurança pública do Rio de Janeiro pelo então presidente Michel Temer. Ele coordenou as operações das Forças Armadas e das polícias estaduais para combater a violência e o crime organizado na capital fluminense.

Em fevereiro de 2020, Braga Netto assumiu a Casa Civil da Presidência da República, substituindo Onyx Lorenzoni. Ele se tornou um dos ministros mais próximos e influentes de Bolsonaro, sendo responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional e os demais poderes.

Em abril de 2021, Braga Netto foi transferido para o Ministério da Defesa, após a saída dos três comandantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) em meio a uma crise entre Bolsonaro e os militares. Ele passou a liderar as Forças Armadas em um momento de tensão política e sanitária no país por causa da pandemia da covid-19.

Braga Netto também foi coordenador do Centro de Coordenação das Operações do Comitê de Crise da Covid-19 entre março e junho de 2020. Nesse período, ele foi indiciado pelo relatório da CPI da Covid-19 por supostas irregularidades na gestão da crise sanitária. Ele nega as acusações e diz ter documentos que provam sua inocência.

Braga Netto é considerado um líder bem articulado pelos seus pares militares. Ele tem uma visão alinhada com Bolsonaro sobre temas como segurança pública, soberania nacional e valores conservadores. Ele também é visto como um defensor do papel das Forças Armadas na garantia da ordem constitucional e do apoio ao desenvolvimento nacional.

Braga Netto é casado com Maria Cristina Petrucci Braga Netto desde 1983 e tem três filhos: Renata Petrucci Braga Netto Lopes (advogada), Rodrigo Petrucci Braga Netto (médico) e Rafael Petrucci Braga Netto (engenheiro civil).