Quem é o General Heleno?

Quem é o General Heleno?
Créditos: Reuters

O General Augusto Heleno Ribeiro Pereira é um dos principais nomes do Exército Brasileiro e da política nacional. Nascido em Curitiba, em 1947, ele se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1969 e seguiu uma carreira de destaque nas Forças Armadas.

Entre os cargos que ocupou, estão o de comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, o de adido militar na Embaixada do Brasil em Paris, o de comandante militar da Amazônia e o de chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

Ele também foi o primeiro comandante brasileiro da Força de Paz das Nações Unidas no Haiti, entre 2004 e 2005, que tinha um efetivo de 6.250 homens. Nessa missão, ele ficou conhecido pela sua firmeza e liderança no combate aos grupos armados que atuavam no país caribenho.

O General Heleno se tornou uma referência para os militares brasileiros e para a sociedade civil, por defender os interesses nacionais e a soberania do Brasil. Ele foi crítico da política indigenista do governo Lula, que considerou “lamentável para não dizer caótica”, durante palestra no Clube Militar, no Rio de Janeiro, à época da demarcação da terra indígena de Raposa/Serra do Sol.

Em 2018, ele se aproximou do então candidato à presidência Jair Bolsonaro, que o convidou para ser seu vice na chapa. No entanto, por questões partidárias, ele não pôde aceitar o convite. Mesmo assim, ele continuou sendo um conselheiro e apoiador de Bolsonaro durante a campanha e após a vitória nas urnas.

Em janeiro de 2019, ele assumiu o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Nessa função, ele é responsável pela coordenação das atividades de inteligência e segurança do governo federal.

O General Heleno é casado com Sonia Pereira e tem dois filhos: Augusto Filipe e Eduardo Henrique. Ele é filiado ao Patriota desde 2018 e tem como lema “Brasil acima de tudo”. Ele é considerado um homem íntegro, patriota e leal aos seus princípios.

Comentários

Para comentar e visualizar os comentários é necessário estar logado ou criar conta.