Quem é o General Hamilton Mourão?

Quem é General Hamilton Mourão
Créditos:  Adnilton Farias / VPR

Hamilton Mourão é um político e general da reserva do Exército Brasileiro que foi vice-presidente da República no governo de Jair Bolsonaro entre 2019 e 2023 e atualmente é senador pelo Rio Grande do Sul pelo partido Republicanos.

Nascido em Porto Alegre em 1953, filho de um general de divisão e de uma professora, Mourão seguiu a carreira militar desde jovem. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1975 e fez diversos cursos de especialização nas áreas de inteligência, operações na selva e guerra na fronteira.

Ao longo de sua trajetória no Exército, Mourão comandou batalhões em diversas regiões do país, foi adido militar na Venezuela, secretário de economia e finanças do Exército e comandante militar do Sul. Alcançou o posto de general de quatro estrelas em 2014 e foi transferido para a reserva em 2018 .

Mourão entrou na política ao se filiar ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em 2018 e aceitar o convite para ser candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro. Eleito com mais de 57 milhões de votos, Mourão assumiu o cargo em janeiro de 2019. Durante seu mandato como vice-presidente, Mourão se destacou por defender posições mais moderadas do que Bolsonaro em temas como meio ambiente, relações internacionais e direitos humanos.

Em julho de 2021, Mourão anunciou sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. Ele se filiou ao partido Republicanos e afirmou que seu objetivo era contribuir para o desenvolvimento do estado e do país. Em janeiro de 2023, ele deixou a vice-presidência para assumir uma cadeira no Senado Federal.