Dia do Soldado

Dia do Soldado

O Dia do Soldado é uma data comemorativa que homenageia os profissionais que se dedicam à defesa da pátria, seja no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Neste post, vamos conhecer a origem e as curiosidades dessa celebração.

Origem do Dia do Soldado

O Dia do Soldado foi instituído em 1923 pelo presidente Artur Bernardes, por meio de um decreto que determinava que o dia 25 de agosto fosse dedicado à memória do patrono do Exército Brasileiro: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias .

Caxias nasceu em 1803 e teve uma carreira militar brilhante. Ele participou de diversas campanhas militares, como a Guerra da Cisplatina, a Guerra dos Farrapos, a Guerra do Paraguai e a Revolta da Armada. Ele também foi político e ocupou cargos como senador, ministro da guerra e presidente do Conselho de Ministros .

Caxias ficou conhecido como “o pacificador”, pois tinha habilidade para negociar e resolver conflitos internos e externos. Ele também era admirado por sua disciplina, lealdade e patriotismo. Por isso, ele é considerado um exemplo para os soldados brasileiros .

Curiosidades sobre o Dia do Soldado

  • No dia 25 de agosto também se comemora o Dia do Feirante e o Dia Nacional da Educação Infantil.
  • O hino do soldado brasileiro foi composto em 1956 pelo tenente Raimundo Luís Pereira e pelo maestro Antônio Manoel do Espírito Santo. A letra exalta as virtudes dos soldados e o amor à pátria.
  • O soldado mais famoso da literatura brasileira é Macunaíma, personagem criado por Mário de Andrade em 1928. Macunaíma é um herói sem nenhum caráter que vive diversas aventuras pelo Brasil.
  • O soldado mais famoso da história mundial é Napoleão Bonaparte, que nasceu em 1769 na ilha da Córsega. Ele foi um líder militar e político francês que conquistou grande parte da Europa no século XIX.
  • O soldado mais antigo do mundo é o chinês Qin Shi Huangdi (259-210 a.C.), que unificou a China pela primeira vez. Ele mandou construir um exército de terracota com mais de 8 mil soldados para proteger seu túmulo.

Conclusão

O Dia do Soldado é uma oportunidade para reconhecer o trabalho dos militares que servem ao país com honra e dedicação. Também é uma ocasião para lembrar os valores que norteiam a profissão militar, como disciplina, coragem e patriotismo.

Se você gostou deste post sobre o Dia do Soldado, compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo!

Comentários

Para comentar e visualizar os comentários é necessário estar logado ou criar conta.