Colégio Cívico Militar

Colégio cívico militar

Um colégio cívico militar é uma instituição de ensino que combina elementos da educação civil e da educação militar. Esses elementos podem incluir a gestão compartilhada entre civis e militares, a disciplina baseada em valores militares, o uso de uniformes e insígnias, a participação em atividades cívicas e patrióticas, entre outros.

Os colégios cívico militares podem ser de diferentes tipos, dependendo do grau de envolvimento dos militares na gestão pedagógica, administrativa e disciplinar. No Brasil, existem atualmente dois tipos principais de colégios cívico militares: os Colégios Militares do Exército Brasileiro (CMB) e as Escolas Cívico-Militares (ECIM).

Os Colégios Militares do Exército Brasileiro são instituições federais de ensino que oferecem os ensinos fundamental e médio. Eles são subordinados à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) do Exército e seguem as diretrizes curriculares nacionais. Os CMB têm como público-alvo os filhos de militares e civis que se submetem a um processo seletivo para ingressar.

As Escolas Cívico-Militares são instituições estaduais ou municipais de ensino que aderem voluntariamente ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019. O PECIM tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio da implementação de um modelo de gestão compartilhada entre civis e militares nas escolas públicas. O programa prevê a atuação de militares da reserva das Forças Armadas ou das polícias e bombeiros militares na área educacional, administrativa e disciplinar das ECIM.

Qual foi o primeiro colégio cívico militar do Brasil?

O primeiro colégio cívico militar do Brasil foi o Imperial Colégio Militar da Corte, fundado em 1889 pelo Decreto Imperial nº 10.202, assinado por D. Pedro II . O colégio era destinado aos órfãos de militares tombados em combate ou falecidos em serviço. O colégio funcionava no antigo Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista.

Após a Proclamação da República, em novembro de 1889, o Imperial Colégio Militar passou a se chamar Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) . O CMRJ foi o primeiro dos 13 Colégios Militares do Exército Brasileiro que existem atualmente no país. O CMRJ é considerado uma das mais tradicionais e prestigiadas instituições de ensino do Brasil.

O primeiro colégio cívico militar do Brasil foi, portanto, um Colégio Militar do Exército Brasileiro. As Escolas Cívico-Militares surgiram apenas em 2020, como parte do projeto-piloto do PECIM. Atualmente, há cerca de 200 ECIM em funcionamento no país.

Conclusão

Os colégios cívico militares são instituições de ensino que combinam elementos da educação civil e da educação militar. No Brasil, há dois tipos principais desses colégios: os Colégios Militares do Exército Brasileiro e as Escolas Cívico-Militares.